O Gartner avaliou 12 importantes fornecedores de WAF baseados em nuvem. A Akamai recebeu as maiores notas para os casos de uso de aplicações de negócios essenciais para a Web (3,68/5) e de segurança de APls (3,49/5)
Para serem competitivas em meio às rápidas mudanças da economia digital atual, as organizações precisam disponibilizar suas aplicações de negócios por meio de websites e APIs. Essa necessidade vem promovendo uma implantação crescente e rápida de aplicações Web, APIs, aplicações móveis baseadas em APIs, dispositivos IoT e outras aplicações voltadas para o público. Todos estes casos de uso aumentam a complexidade e o risco e ampliam a área de ataque.
Além disso, eles aumentam os desafios.
As explorações de vulnerabilidade, como injeção de SQL, execução de arquivos mal-intencionados e scripts entre websites, podem reduzir ou até mesmo danificar o desempenho de um website. Mais insidiosamente, elas podem encaminhar a lógica da aplicação para um banco de dados. Assim, agentes mal-intencionados podem usá-la para comprometer e extrair dados das empresas.
Como medida de proteção contra este cenário de ameaças em evolução, muitas empresas implantam WAFs (Web Application Firewalls)